Destrave - Retiro de escrita online

O que é?

A criação literária passa por inúmeras fases e - como todos os processos relativos à criatividade - pode envolver muitos bloqueios e períodos de seca. Quem escreve, ou costumava escrever, sabe do que estamos falando. Seja a correria do cotidiano ou o perfeccionismo paralisante, existem vários fatores capazes de drenar e cimentar a energia criativa.

A ideia desse retiro de escrita online surgiu a partir de um bloqueio meu. Após investigar o que se escondia por trás do meu medo de criar, começar a estipular estratégias possíveis pra contornar a situação e desenvolver acervos criativos cheios de ferramentas que me ajudam a lidar com isso, percebi que todo esse material também poderia ser útil pra quem escreve - ou até mesmo pra quem quer escrever.

Destrave é um retiro online, pra você experimentar só com você mesma, um processo de autoconhecimento, entrega e mergulho que dura 7 dias e traz diversos exercícios pra afrouxar os nós da paralisia criativa e te estimular a testar novos caminhos e possibilidades.

Esse retiro é pra você se:

> Você costumava escrever, mas sente que a sua relação com a escrita está completamente bloqueada e você não sabe por quê ou como desbloquear.

> A escrita aparece na sua vida de tempos em tempos, mas você gostaria de escrever com mais frequência e regularidade.

> Você sente vontade de explorar novas possibilidades na escrita e exercitar a criatividade.

> Você gostaria de escrever mais, mas o perfeccionismo sempre te impede de colocar as ideias pra fora.

> A sua escrita está estagnada e você quer passar 7 dias mergulhada em exercícios e ideias diferentes pra experimentar novos caminhos criativos.

IMG_9398.PNG

Como funciona?

A ideia é que o Destrave seja uma experiência sua com você mesma - uma oportunidade pra você mergulhar nos questionamentos propostos, entender o que se esconde por trás dos seus medos e buscar possibilidades que funcionam especificamente pra você. Por isso, o retiro conta com 7 módulos diferentes, em formato de PDF - dessa forma, você pode ler um deles por dia e executar os exercícios sugeridos dentro do seu ritmo.

Os 7 módulos são:

> Criar dói?

> Por que escrever?

> Um quarto todo seu

> Desacostumando o olhar

> Um novo olhar faz um novo objeto

> Forma & conteúdo

> Anotar, reler, editar

Ao longo deles, nós vamos falar sobre perfeccionismo, medos relacionados ao processo criativo, como entender o lugar que a escrita ocupa na sua vida, estratégias pra desenvolver espaços propiciadores de criatividade (tanto físicos quanto virtuais), maneiras de desacostumar o olhar e conseguir enxergar o potencial criativo mesmo diante do automatismo cotidiano, como acumular referências e transformá-las em matéria-prima para a sua própria criação, a importância da forma e as possibilidades que temos no processo de pós-escrita (publicações virtuais, divulgação nas redes sociais, etc.).

Cada módulo tem no máximo 5 páginas, e pelo menos uma sugestão de exercício (em alguns casos, mais de uma), dessa forma, a gente pode perpassar alguns temas fundamentais para possibilitar esse desbloqueio de escrita - e estimular diversas experimentações criativas, com mais liberdade e também mais clareza quanto ao propósito desses experimentos.

Investimento: R$68

Vamos destravar?

eu-2020.jpeg

Pra você me conhecer melhor

Oi, meu nome é Maíra! Eu sou escritora e criadora de conteúdo, trabalho com criatividade e também ofereço consultorias para Instagram com foco em empreendedoras criativas.

 

Após me formar em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ e emendar em um mestrado em Teoria Literária na mesma instituição, dei início a um MBA em Marketing e Branding. Também publiquei dois livros: o primeiro, "A primeira morte", pela editora Oficina Raquel, em 2014, e o segundo, "Esses dias que estamos vivendo há anos", pela Urutau, em 2019.

Além desses livros, também estive em algumas antologias e revistas literárias. Tenho poemas publicados em diferentes espaços virtuais, como Mallarmargens, Revista Parêntese, Polichinello, Mulheres que escrevem, entre outros.

De uns tempos pra cá, comecei a publicar textos no Instagram. Atualmente, estou me dedicando à escrita de um romance young adult que muito em beve será publicado também na internet.

Maíra Ferreira

Ainda tem alguma dúvida? Me escreve!